18.3.13

Entrevista: RAFAEL TAVARES



Pra começar diga seu nome, idade, onde nasceu e onde mora atualmente.
Rafael Tavares, 31 anos, nascido em Fortaleza no Ceará, onde permaneço vivendo!!

Primeira capa d´Os Invictos, no traço
do próprio Rafael Tavares (anos 90).
Como e quando surgiu esse amor pelas HQs?
A origem de tudo foi decorrência do meu fascínio pelos personagens fictícios que conheci através dos desenhos animados!! Uma vez cativado pelos personagens foi uma alegria saber que eles também estavam em histórias em quadrinhos, na verdade, na maioria dos casos, eles se originaram ali!! Isso tudo foi durante a infância!!

Tem mais alguém na família que curte quadrinhos?
Boa pergunta!! No meu núcleo familiar não!! Na verdade nunca fui considerado muito normal na casa dos meus pais por causa do meu amor e dedicação aos quadrinhos!! Meus pais sempre me amaram, mas nutriam a ideia que a maioria compartilha de que quadrinhos é um passatempo e nada mais!! Felizmente minha esposa me compreende e me ama do jeito que eu sou!! Sei que tenho alguns primos que curtem um pouco de quadrinhos, mas nunca se arriscaram a produzir algo como eu faço!!

Você também desenha ou apenas escreve roteiros?
Desenhava muito pouco e hoje faz tempo que não pego em um lápis para esse fim!! Procuro me especializar nos roteiros e quero ficar bom nisso!! Também sou editor das revistas que lanço!!

Aqui no Brasil, quais são suas principais influências?
Além dos mestres do passado que deixaram o seu legado para nós, admiro todos aqueles que vêm conseguindo dar continuidade com seus projetos de quadrinhos!! Muita gente boa está tentando e conseguindo lançar materiais de qualidade, e as pessoas precisam se dar conta disso!! Todos servem de exemplo para me inspirar em dar minha contribuição com minhas histórias!!

Qual o primeiro personagem que você criou?
Foi o Pétreo, o Indestrutível!! Tinha 13 anos de idade na época e ele era um pouco diferente de como é hoje, mas não tão diferente assim!! Até hoje ele continua sendo de extrema importância para o Universo ficcional que desenvolvi!!

Como é a cena quadrinhística independente aí em Fortaleza?
Poderia estar melhor em termos de quantidade de títulos lançados, mas estamos tendo ganhos muito positivos de outras ordens!! Os artistas vêm se mostrando mais empenhados em trocar ideias e compartilhar experiências e conhecimentos!! O surgimento da Gibiteca Municipal de Fortaleza há quatro anos foi um importante elemento para esse entrosamento maior, que antes não era tão eficiente como se revela hoje!! O interesse por eventos para as histórias em quadrinhos está se consolidando cada vez mais e acredito que dentro desse novo cenário que está se desenhando em um futuro próximo teremos um aumento na produção de títulos para todos os gostos!!



Adriano Sapão e seu presente
de aniversário.
Quais seus principais colaboradores?
Considero qualquer um que fizer uma arte relacionada ao Universo Invictos um colaborador, pois despertar o interesse de alguém para uma produção nacional do gênero de super-heróis é algo muito positivo!! Temos muitos e incríveis talentos no nosso país, alguns com grande potencial, requerendo apenas mais tempo para atingirem seu ápice!! Tive a alegria de contar com grandes talentos em projetos meus!! Considero todos relevantes!! Agora alguns artistas atuaram mais frequentemente, como o caso do meu amigo Adriano Sapão que conheço desde 1998!! Daniel Siqueira é outro que conheço há bastante tempo, e sua colaboração sempre foi mais de apontar observações e sugestões pertinentes a certos conceitos e construções que eu criava!! Outro importante colaborador que posso mencionar é o talentosíssimo José Luís, um artista internacional que tem muito apreço pelo surgimento de um mercado de quadrinhos mais próspero no Brasil, e além de ser um amigo que prezo bastante, ele ainda guarda um grande carinho pelos Invictos!! Alzir Alves, diretor do Rascunho Studios, também é um indivíduo de crucial importância para os meus projetos mais relevantes, afinal foi através dele que conheci o fantástico Renato Rei que vem marcando presença em produções minhas de caráter mais especial!!

Arte: Ediano SIlva. Cores: Alzir Alves.
Dos novos talentos que você conhece e apoia, quais você destacaria?
Posso mencionar o próprio Renato Rei, um artista jovem, mas com um trabalho riquíssimo e que vem conquistando o espaço e atenção que merece!! Netho Diaz é outro jovem talento que torço bastante para encontrar seu lugar dentre as grandes editoras!! Ediano Silva é um que não poderia deixar de mencionar, pois tenho grande simpatia por seu trabalho que é de encher os olhos!! Leonardo Rocha é um artista que acompanho sua evolução artística há bastante tempo e sempre tive certeza de seu potencial que hoje está sendo moldado com muito treino e aprendizado de qualidade garantindo um aperfeiçoamento invejável!!

Olhei no seu perfil uma foto que fazia referência a uma certa HQ-Force. Seria um grupo de quadrinhistas da sua cidade?
Muito observador e a pergunta faz todo sentido, mas o HQ-Force na verdade é um grupo de amigos colecionadores de revistas em quadrinhos que anualmente se reúne para um tradicional amigo secreto com trocas de HQs!! É sempre um momento muito divertido e que já ocorre há aproximadamente dez anos!! Apesar de não nos encontrarmos mais vezes ao ano, todos fazem questão de marcar presença no evento!!

HQ-Force 2012.

Explica pra gente o que é exatamente o Projeto Continuun.
Projeto Continuum é uma publicação que acabou virando um selo de quadrinhos independentes!! O projeto surgiu das vontades de Daniel Siqueira, Adriano Sapão e eu de termos um espaço para contarmos as nossas histórias e apresentarmos nossos personagens!! Claro, desde o início intencionávamos abrir espaço para que outros artistas também pudessem mostrar seus materiais!! A primeira edição da Projeto Continuum foi lançada em setembro de 2004 e contou com nove edições lançadas até o momento, uma edição especial e três edições com o subtítulo Extra!!  Foi evidentemente um processo de aprendizado importante e uma experiência valiosa que nos conectou com diversos artistas de todo o país, uma vez que contamos com vários colaboradores ao longo dessas edições!!


Seus personagens mais famosos são Os Invictos. Conta um pouco sobre eles.
Os Invictos pertencem a um futuro onde o Brasil é a maior potência mundial, portanto, o contexto do grupo procura despertar um olhar diferenciado para as possibilidades do nosso país!! Claro que os elementos característicos que definem o gênero de super-heróis estão presentes em sua história e origem, mas existe a possibilidade de se ir um pouco além!! A equipe é composta por amigos que funcionam meio como uma família em função da ligação que possuem desde o passado, quando o nosso planeta foi dominado por um império alienígena!! A sombra desse passado terrível ainda paira sobre a humanidade e a ameaça do retorno dos invasores mantém os Invictos sempre em alerta!!

E você tem intenção de vender os Invictos pra alguma editora nos EUA ou outro país?
No momento isso não me ocorre, até porque a contexto dos Invictos, se passando em uma realidade futura do Brasil, não deve interessar em um primeiro momento a editoras estrangeiras!! Estou interessado em ver os personagens sendo aceitos e conquistando o seu espaço por aqui mesmo!!

Nove entre dez artistas possuem um grupo de super-heróis. Você não acha que a fórmula está gasta, saturada?
Acho que a proporção não seria bem essa, pelo menos se tomarmos como referencial a quantidade de super-heróis criados no Brasil!! A grande maioria constitui-se de heróis solo e não de super-grupos!! Considero até que existem poucos super-grupos brasileiros!! Mas não acho que a fórmula esteja saturada de modo algum!! Na condição de humanos vivemos em sociedade, ou seja, é crucial a convivência e interação com demais indivíduos e isso naturalmente se reflete na ficção!! Super-grupos mostram um pouco disso, dos conflitos e vantagens da vida em conjunto!! E podemos notar facilmente que super-grupos surgidos há muitas décadas continuam fazendo muito sucesso com vendas de revistas e atingindo recordes de bilheteria nos cinemas!!

Quantas revistas você já publicou e quais seus personagens?
O número está por volta de vinte publicações independentes que atuei como editor e produtor!! E a maioria dessas publicações contou com a presença de personagens criados por mim, como Os Invictos, Pétreo, o indestrutível, Soturno e Aborígene!! Ainda conto com outras criações que estão prestes a aparecer em novas publicações!!

E a aceitação dessas revistas por parte dos leitores, é boa?
Todas essas publicações foram produções independentes, logo a aceitação do leitor é um processo gradual!! À medida que vamos tornando os personagens mais conhecidos, possibilitando a maior presença de títulos, oferecendo um material impresso mais apresentável, o leitor vai se sentindo mais atraído e vai se despindo dos preconceitos que nem sabe bem por que nutre a respeito dos quadrinhos nacionais!! Esse processo também nos permite amadurecer como editor, contador de histórias, e os leitores se beneficiam com isso naturalmente!! Recentemente promovi o lançamento da primeira edição de uma minissérie d’Os Invictos, uma publicação com acabamento de primeira, com artistas profissionais cuidando da arte, um trabalho gráfico profissional, e tudo isso vem repercutindo em uma ótima aceitação por parte dos leitores!! Aqueles que conheceram meu trabalho em fanzines e prozines agora estão tendo uma nova experiência, e isso vem atraindo ainda mais olhares além dos de costume!! Um material mais profissional desperta maior interesse do seu público alvo!!

Como todo artista nacional com certeza você já se deparou com pessoas que adoram falar mal do quadrinho nacional. Você acha que todas essas críticas procedem?
Sou da crença que apenas falar mal ou criticar negativamente não leva a nada, não muda nada!! É notório que os quadrinhos nacionais encontram e possuem desvantagens históricas e culturais, mas procuro ver além dos problemas, até porque o cenário não é mais o mesmo de antes e coisas boas estão acontecendo!! Infelizmente algumas pessoas não se interessam ou tem receio de enxergar além daquilo que se sentem confortáveis enxergando e acabam por perder e deixar de contribuir com as mudanças que já se percebem!!

Rafael Tavares, José Luis e o original da capa dos Invictos.
Raramente se vê críticas construtivas sobre os desenhos nas redes sociais. Geralmente lê-se apenas “parabéns”, “ótimo trabalho”, etc. Isso ajuda ou atrapalha na formação de novos artistas?
O artista possui a necessidade natural de mostrar aquilo que produz com o intuito de provocar uma reação em quem vê o seu trabalho, por essa razão o espaço possibilitado pelas redes sociais para isso é muito válido!! Agora o artista precisa ter o discernimento e auto avaliar seu trabalho de acordo com seus objetivos para trilhar o melhor caminho para atingi-los!! O artista que possui essa maturidade de pensamento irá se beneficiar dos comentários diretos e elogiosos de suas postagens nas redes sociais, mas saberá também que precisa encontrar um meio de superar suas deficiências artísticas!! Alguns optam por conta própria exercitar sua percepção mediante observação e estudos, outros preferem entrar em contato com artistas mais experientes que estejam dispostos e com tempo para compartilhar um pouco de sua experiência adquirida!! Isso vai muito de cada um, mas aquilo que é indispensável a todos é a dedicação à prática, é preciso se praticar muito!!

Arte: Óqui  -  Cores: Alzir Alves.
Alguns artistas nacionais tem fama de não aceitarem críticas. O que você acha disso?
As críticas propriamente ditas, ou seja, aquelas com fundamento, não devem ser ignoradas!! Podem não ser fáceis de serem recebidas em muitos casos, mas se tiver valor diante da possibilidade de melhoramento de algum aspecto do trabalho deve sim ser refletida por parte do artista!! O artista precisa sempre estar se questionando sobre o seu trabalho,  sem permitir é claro que esses questionamentos o impeçam de seguir produzindo, e as críticas de valor podem muito bem apontar boas soluções!! O artista que não se permite tais reflexões, avaliando se aquilo que foi dito pode ou não beneficiar o seu trabalho, está na verdade desmerecendo o seu próprio trabalho!!

Na sua opinião, o que pode ser feito para a profissionalização do artista e do mercado nacional de HQs?
Aquilo que norteia qualquer aspecto do conceito de profissional, seriedade e respeito!! O artista precisa se levar a sério ao ponto de se direcionar para cumprir o que for necessário para atingir os seus objetivos, ou seja, praticar muito e melhorar sempre mais!! Por outro lado essa seriedade não pode provocar deslumbramentos no próprio artista, afetando a sua percepção referente ao seu trabalho e sua importância, e comprometendo as relações com os demais inviabilizando oportunidades de trabalho, o que nos leva a uma das manifestações da presença necessária do respeito!! Os mesmos parâmetros servem para o mercado, só que sua natureza é distinta, tudo se configura com uma amplitude muito maior, e algumas vezes as relações de trabalho podem se configurar de forma desleal, mas ainda assim seriedade e respeito devem ser sempre considerados!! Somando isso com trabalhos cada vez melhores, artistas preparados e profissionais e a aceitação e boa utilização das novas mídias que surgem, creio que os empecilhos serão devidamente superados!!

Sandro Marcelo apreciando seu exemplar de Os Invictos.
Com quais artistas de outros estados, que também publicam de forma independente, você tem contato/amizade? E o que eles acham do seu trabalho?
Felizmente muitos, embora por questão de tempo não seja possível me comunicar com maior frequência com a maioria deles!! Mas posso citar Mario Cesar Silva de São Paulo, importante colaborador do Projeto Continuum e editor de algumas publicações dentre elas o zine Insistência, Samuel Bono, outro importante amigo de São Paulo que colaborou com o Projeto Continuum e Os Invictos, Angelo Ron que vive em Belo Horizonte e já colaborou com diversas publicações e sempre foi muito importante para Os Invictos, LordeLobo do Rio Grande do Sul responsável pelo personagem Penitente que possui uma ótima publicação, Alan Yango do Pará e criador e responsável pela revista do Maximus, Sandro Marcelo de Pernambuco e editor da revista Campana, MarcosFranco criador da personagem Penitência!! A lista para minha alegria não para por aí, com Jackson Gebien, Will, Eloyr Pacheco, Lancelott, Lucas Ed, MarcosGratão, Lucasi, dentre outros!! E acredito que todos tem apreço pelos meus projetos e personagens, uma vez que sempre me apoiaram e contribuíram de alguma forma comigo!!

Arte: Renato Rei  -  Cores: Alzir Alves.
Agora a pergunta que não quer calar: dá pra ganhar grana publicando trabalhos próprios aqui no Brasil?
Bem, esse ainda não é o meu caso!! Em se falando de artistas profissionais que já fizeram o seu espaço e nome é pouco provável que não venham obter prestígio, inclusive financeiro, com a publicação de trabalhos mais autorais!! Histórias em quadrinhos são um produto alvo de comercialização com o intuito de auferir grana, e isso não seria diferente aqui no Brasil!! Uma publicação dotada de apelo para determinado público e encontrando os meios de chegar até este público pode se reverter em um grande negócio como outro qualquer!! Mas aqui no Brasil existem muitas lacunas que precisam ser preenxidas para uma publicação se tornar algo rentável, e nem todos dispõem dos meios para lograr êxito!! Essas lacunas são as mais diversas e algumas delas envolvem a falta de capital para investir e distribuição!! Para muitos quadrinistas independentes já seria uma vitória a conquista do financiamento de seus projetos com o dinheiro das vendas, mas na maioria dos casos nem isso é possível!! A realidade está mudando, mas ainda irá demorar para atingirmos o objetivo ideal que é lucrar com nossos quadrinhos, e aqui estou me referindo a grande maioria dos artistas independentes!! Nada é impossível, mas os quadrinhos nacionais ainda estão em um estágio que precisam conquistar a confiança, admiração e interesse do leitor de um modo geral!! Esses passos estão cada vez mais sendo concretizados e precisam ter continuidade, apesar das muitas dificuldades que ainda existem de se oferecer um material de qualidade e com certa periodicidade!! O importante é não desistir e procurar sempre oferecer um trabalho melhor que o anterior em virtude da experiência adquirida!! O artista pode e deve procurar parcerias e editoras quando achar que seu material já possui as qualificações de um produto comerciável, pois quadrinhos foram feitos para serem vendidos e apreciados pelos seus leitores!! No momento estou criando os meios para consolidar esse objetivo, mas, enquanto isso, voltei recentemente a ter um segundo emprego para melhor honrar os compromissos da casa e custear os meus projetos de quadrinhos, claro que isso reduz ainda mais meu tempo para a produção, mas não me impede de seguir em frente!!

Renato Rei satisfeito com seu trabalho em Os Invictos.
Como todo mundo que trabalha no mercado de quadrinhos nacional sabe, fazer HQ independente no Brasil é matar um leão por dia, certo?
Acho que ainda é a realidade de sempre de certa forma e de qualquer lugar do país, embora os computadores e a internet facilitaram em muitos aspectos e permitiram que um maior número de artistas e autores pudessem conferir um caráter mais profissional para suas obras!! Alguns problemas persistem, como a dificuldade da distribuição, captação de recursos, propaganda em larga escala e outras coisas mais!! O cenário dos quadrinhos no Ceará como comentei acima segue com boas e necessárias mudanças que já podem ser notadas e sentidas com otimismo por parte de todos!! Muito ainda precisa ser feito, e existe interesse e planejamento para a continuidade dessas mudanças!! Artistas estão se organizando e efetivamente realizando ações visando novos espaços e conquistas!! O Fórum de Quadrinhos do Ceará é fundamental para isso, bem como a manutenção da Gibiteca Municipal de Fortaleza, local que já mostrou o seu valor para o novo cenário que está sendo desenhado no Estado!!

Muitos artistas Brasil afora, além de produzir HQs, também ensinam a nona arte em escolas e cursos ou usam os quadrinhos como material didático. Você já teve essa experiência?
Ainda não tive experiência como professor, embora simpatize com a ideia de um dia ensinar sobre roteiros!! Mas uma vez fui convidado pela minha namorada, hoje minha esposa, para fazer uma palestra sobre fanzines e quadrinhos quando ela cursava faculdade de História!! Foi algo bem positivo, com interesse e participação dos presentes, e foi justamente discutida a importância dos quadrinhos na educação, coisa que considero realmente positiva e que pode ter um excelente aproveitamento!!

Você acha que os quadrinhos podem ajudar os alunos a assimilarem mais facilmente o conteúdo didático?
Os quadrinhos possuem muitos atrativos, e não apenas para os mais jovens!! Alunos de todas as idades podem se envolver com a leitura de uma HQ e extrair importantes conhecimentos, ensinamentos ou mensagens contidos nela, ali inseridos para um ganho educacional do aluno!!

Invicta no traço de Célio Cardoso.
O mercado norteamericano de comics hoje está aberto para desenhistas do mundo todo. Você acha que os roteiristas também podem chegar lá?
Hoje me concentro nas funções de editor e roteirista, por isso nunca me arrisquei profissionalmente como desenhista ou arte-finalista!! Os comics norte americanos tem por tradição não se interessar por roteiristas de língua não inglesa, por isso a acesso de um roteirista no mercado norte americano é bem difícil!! A falta de tempo é outro fator que impede a dedicação total a produção de histórias, mas o mercado nacional ainda se configura como a melhor opção para o profissional de quadrinhos na função de roteirista!!

E os novos projetos?
Minha meta é dar continuidade e honrar os projetos que já iniciei e anunciei, especialmente a minissérie Os Invictos GÊNESE e a HQ dos Invictos que irá reunir dezenas de super-heróis nacionais, bem como outro projeto importante também reunindo alguns personagens nacionais e que terá como destaque o personagem Catalogador de Universos!! Outras HQs também serão lançadas como um arco de histórias dos Jovens Heróis que está sendo desenhada pelo Adriano Sapão e colorida por Marcos Gratão, um arco dos Invictos na revista Campana de Sandro Marcelo, sendo desenhada por Adriano Sapão e Angelo Ron, uma HQ da Invicta que está sendo desenhada e colorida por Célio Cardoso, e espero que isso seja só o começo de muitas outras aventuras!!

Rafael, foi um prazer recebê-lo no Tinta Nankin. Muito sucesso e que os Invictos e todos os seus personagens continuem honrando a HQ nacional.

Facebook de Rafael Tavares.
Site d´Os Invictos.
Para adquirir sua edição de Os Invictos - GÊNESErafaeltavares@osinvictos.comou pelo site Bodega do Leo.

3 comentários:

  1. Sensacional entrevista! O Rafael Tavares é um batalhador incansável e está de parabéns pela sua luta em prol da HQ Brasileira!

    ResponderExcluir
  2. Cara!Sou fã do Rafael Tavares e lhes digo, não dá para não admirar este cara... Seu trabalho e a sua forma de produzir sinergia, principalmente entre os INDEPENDENTES, engrandece a HQ Brasileira. Fico imensamente feliz em ver os INVICTOS paridos, impressos, reais e encartados por nakim e papel, isso não tem preço, ainda mais quando sabemos da árdua e incansável luta do RAFA. Outra, sua humildade o engrandece cada veis mais... Abração RAFA! Parabéns ao ROM por esta iniciativa e pelo excelente trabalho nesta mídia - FUI!!!!

    ResponderExcluir
  3. Faço parte do coro que só tem elogios ao Rafael, comprei a revista dos Invictos e estou ansioso aguardando a próxima. Espero que em um futuro não muito distante iniciativas como a dele se tornem comuns e possamos ter muito mais material nacional sendo produzido.

    Parabéns Rafael e toda sua equipe.

    ResponderExcluir